Como praticar Zazen - por Saikawa Roshi sama



Como meditar.

O Zazen é o caminho para salvar a nós mesmos através de nós mesmos.
 

Em nossa vida diária somos apanhados pela dualidade. Bom/mau, começo/fim, grande/pequeno, dentro/fora, vantagem/desvantagem, eu e os outros, antes e depois, vida e morte. Aprendemos e precisamos pensar assim para sobreviver, mas nada é dual. A dualidade é fruto da nossa mente. A mente é dual, o mundo não.
 

Ao ouvirmos um ruído (fato), imediatamente o qualificamos (julgamento), forte ou fraco, alto ou baixo, mas o ruído não é nada disso, é apenas ruído, nem forte nem fraco, nem grande nem pequeno. A nossa mente faz comparações, qualifica e dimensiona tudo o que chega através dos sentidos ou do pensamento. Olhamos, e vemos, apenas uma das faces da moeda.

Sente-se calmamente sobre uma almofada, cruze as pernas, junte as mãos sobre o colo e conserve a coluna ereta. Não feche os olhos, mantenha-os semicerrados, feche a boca e respire pelo nariz. Conte as respirações, de uma a dez. Quando chegar a dez recomece do um e, assim sucessivamente. Não se mova, acalme e silencie o seu corpo e mente.


Sem julgamentos, sem avaliações e sem estimativas. Mergulhe profundamente em si mesmo, encontre a sua paz interior.


Dessa forma vá além da dualidade, perceba ambas as faces da moeda, pois não há separação entre nós e os outros, dentro e fora, grande e pequeno, vida e morte.


Dessa forma você encontrará a si mesmo, na profundidade do seu íntimo, a sua verdadeira natureza na sua verdadeira essência e identidade.
 

Além de todo julgamento está a ausência do sofrimento. A salvação de si, por si mesmo.
 

Orientações sobre a prática do Zazen e sobre as condutas apropriadas nos espaços de prática

O praticante deve vestir-se de maneira confortável, simples e discreta. Suas vestes devem cobrir adequadamente o corpo, evitando decotes ou transparências, joias, relógios, etc., bem como perfumes. Tampouco se utilizam meias dentro do espaço de prática.



Deve-se evitar comparecer às práticas quando se estiver acometido por doenças infecciosas, para evitar prejuízo da saúde dos demais praticantes.

Da mesma maneira, deve-se evitar sentar-se em Zazen quando se está com sono ou fisicamente exausto.
 

Alimentação em quantidade moderada favorece a prática, bem como não se deve sentar em Zazen sob efeito de álcool ou quaisquer substâncias que alterem seu estado de consciência.



Dentro dos espaços de prática, não se tratam de questões geradoras de polêmicas, bem como é bastante adequado evitar quaisquer juízos de valor (certo, errado, bom, ruim, etc.) acerca de qualquer assunto. Igualmente, deve-se evitar discussões político-partidárias, deve-se evitar apontar as falhas alheias, bem como tratar de desejos ou aversões por quaisquer coisas, fatos ou situações.


Devemos observar o silêncio em todas as dependências do espaço de prática. Falar somente o necessário, em voz baixa e em tom cordial. Deve-se evitar falar ou rir alto. Caminha-se calmamente e em silêncio. Também deve-se evitar gerar ruídos ao transportar objetos dentro do espaço de prática, fazendo-o cuidadosamente. Nossos gestos são expressão de nossa prática e nossa fala deve ser um instrumento de benefícios à todos os seres.

Quando sentados, devemos fazê-lo de forma respeitável. Sentamo-nos na posição de prática, em seiza, cruzando as pernas à maneira ocidental ou nas cadeiras. Nunca com as pernas esticadas em direção ao centro do espaço de prática ou ao altar. Tampouco nos recostamos nas paredes.

Nossos movimentos devem ser cuidadosos e silenciosos, observando-se os rituais de entrada, de início e término da prática e de saída do espaço.

Deve-se evitar atrasos ao sentar-se para um período de prática, bem como não se deve sair antes de seu término, exceto em casos excepcionais.

Zazen - Meditação Zen Budista
Instruções para a prática do Zazen, proferidas por nossa mestra, Monja Coen Roshi sama.

Publicado originalmente no canal MOVA.

Zendo Brasil Ribeirão Preto
Comunidade Zen Budista de Ribeirão Preto

Av. Prof. Mário Autuori, 494
City Ribeirão
Ribeirão Preto - SP
Cep.: 14021-310

Tel: (16) 3329-7059

Whatsapp: (16) 99393-4534

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page

 © 2013 by Zendo Ribeirão Preto.