top of page
Buscar

Shundo Aoyama Roshi: Sendo Ajudada a Atravessar

Certa vez, folheando os anais dos monges Zen da dinastia T'ang, ao ler o provérbio "Ajudar burros a atravessar, ajudar cavalos a atravessar", fiquei muito surpresa pela semelhança do provérbio com meu trabalho. Devo ser como uma ponte, possibilitando a todos atravessar. No grupo que dirijo, existem pessoas em diferentes estágios de prática e, mesmo monges, são pessoas comuns, com momentos de delusão. Estas palavras surgiram quando ainda tinha muitas dificuldades na função, e elas passaram a ser um preceito para mim.

Anos mais tarde, quando soube que o Imperador Showa escolhera a palavra "ponte" para o tema de poesias de Ano Novo, na festa do Palácio Imperial, lembrei-me do provérbio. Não fui convidada para a festa, mas escrevi um poema sobre o tema, incorporando o provérbio. Ajudar burros a atravessar Ajudar cavalos a atravessar: Gostaria de ser esta ponte, Entretanto, estou sendo ajudada a atravessar. Durante a dinastia T'ang, na China, o grande mestre Zen Joshu Jushiro Zenji era abade do templo Kannon-in. Para chegar ao seu templo era necessário cruzar uma ponte, que foi chamada de Ponte de Joshu. Certa vez um monge noviço perguntou: "A Ponte Joshu, o que é?" Ele não estava mencionando a ponte para se chegar ao templo, mas sobre a prática budista de Joshu. Joshu respondeu: "Passa burro, passa cavalo." Há pessoas das quais gostamos e pessoas das quais não gostamos, amigos e inimigos. Pela ponte passam pessoas boas como Budas, como também ladrões, assassinos, gente perversa e louca. A todos permite atravessar, sem pedir nada em troca, sem selecionar. Há quem reclame "que ponte ruim, que ponte mal feita, difícil de passar", vão reclamando, batendo os pés, dando chutes, e pode haver até aqueles que urinem na ponte. Poucos atravessam com gratidão dizendo "Obrigada" ou "Graças a você pude atravessar". Seja qual for a maneira que atravessem, a todos a ponte permite passar sem fazer discriminação. Joshu em sua prática de grande bodisatva‚ o símbolo dessa ponte, a imagem dessa ponte. E eu? Cavalo atravessa... Burro não... Pessoa que gosto sim, pessoa que não gosto não. Fico escolhendo, selecionando de acordo com minhas conveniências. Quero que me elogiem "Que ponte bonita!", "Obrigada", "Graças a você". Fico mal humorada e não quero deixar atravessar aqueles que me xingam ou urinam na ponte. No meu trabalho encontro sempre monjas, noviças, praticantes leigos e tenho de lembrar-me sempre do provérbio "Ajudar burros a atravessar / ajudar cavalos a atravessar", como se estivesse inúmeras vezes invocando o nome de Buda. Certo dia ocorreu-me que ser uma ponte não era suficiente... Mesmo que poucas pessoas utilizem a Ponte do Budismo, preciso fazer com que as pessoas deludidas percebam a Outra Margem, e que é necessário atravessar esta ponte.Talvez sejam muitos os que não saibam que há uma Outra Margem. É preciso despertar neles o desejo de alcançá-la: se querem fama, dar-lhes fama; se querem pão, dar-lhes pão; se querem dinheiro, dar-lhes dinheiro; se querem relacionamento, dar-lhes relacionamento, até perceberem que este é um universo maravilhoso. Para isso é preciso ter o coração de avós bondosos, ser capaz de despir o hábito monástico, sujar as mãos com excrementos, estar entre todos, chorar, ficar deludido, rir juntos, até fazê-los perceber o Verdadeiro Caminho e puxá-los para cá.

Esse é o meu voto simbolizado pelas trinta e três faces e cem corpos de Kannon. Está escrito no Sutra de Kannon: "Nas terras do universo não há local onde não se manifeste." Sempre e em toda parte, a atividade de Kannon se revela. Abrindo o olho do coração-mente, vejo que a pessoa da qual penso não gostar existe para que eu perceba meu próprio ego - é Kannon se revelando. Doente, fracassada ou separada de quem amo devo abandonar minhas auto-indulgências e perceber que a verdade da vida é atividade de Buda.

Vendo tudo pela perspectiva de Buda fiquei envergonhada da minha própria arrogância e pude perceber que ao invés de ser uma ponte, estou sendo ajudada a atravessar.

* Texto originalmente publicado no livro "Utsukushi Hitoni", da Rev. Shundo Aoyama Roshi, abadessa do mosteiro Aichi Senmon Nisodo (Nagoya - Japão).   Disponível em: http://www.monjacoen.com.br/textos/textos-diversos/175-do-livro-qutsukushi-hitoni-da-rev-shundo-aoyama-roshi.

Posts recentes

Ver tudo

Coen Roshi: Zazen

Zazen literalmente significa Sentar Zen. Zen é uma palavra que vem do Sânscrito Dhyana ou Jhana e significa um estado meditativo profundo. Geralmente não chamamos o Zazen de meditação, pois o verbo me

Shunryu Suzuki Roshi: O Cerne do Zen

"Na postura zazen, nosso corpo e nossa mente ​​​​​têm o grande poder de aceitar as coisas como elas são, ​​​​sejam agradáveis ou desagradáveis.​​​​"​​​​​ Consta em nossas escrituras (Samyuktagama Sutr

Monge Kōjun: O Budismo e a Sexualidade

A linhagem budista da qual faço parte é a Sōtō Zen, uma das Escolas de Zen Budismo japonesas, fundada por Mestre Eihei Dōgen, no século XIII, e sou discípulo de Shingetsu Coen Sensei (Monja Coen), fun

bottom of page